segunda-feira, 16 de maio de 2011

Leitura no espaço escolar

Organizadores:
Pedro Valdir da Conceição
Alice Marile Lima
Janice Tuzzin


Leitura no espaço escolar

Oferecer a leitura no espaço escolar é uma tarefa de todos os profissionais comprometidos com o ato de educar. Podemos contar com leituras importantes para qualquer fase da educação que são: a poesia, poemas, paródias, parlendas as quais possibilitam vários desfechos ao trabalho desenvolvido pelo professor.
O trabalho com poesia em sala de aula precisa ser visto como essencial na ato de educar deixando de ser aproveitada apenas para trabalhar a gramática. O trabalho pedagógico com essas fontes não pode fugir do contexto escola. Precisamos trabalhar essas leituras de forma prazerosa jogando com as palavras e ampliando conhecimentos de maneira criativa brincando com as palavras.
A poesia pode ser trabalhada a partir dos próprios conteúdos desenvolvidos. Podemos fazer uso de paródias, sobre determinados assuntos, na escuta de determinada música brincando com ela, realizando elaboração de paródias, no resgate de brincadeiras antigas, nos jogos de adivinhação, e por ai abre um leque imenso de possibilidades de se trabalhar com essas linguagens. Acreditamos que o incentivo aos alunos para uso de livros de literatura infantil que trazem rimas ajuda muito nesse processo, no complemento de rimas completando frases. Penso que essas colocações que fiz sejam seja um bom inicio para introdução da poesia no contexto escolar.
A poesia proporciona o trabalho lúdico com as crianças levando ao mundo da imaginação. A poesia pode ser desenvolvida para fixar aprendizagem de conteúdos de maneira dinâmica e divertida. Podemos trabalhar em grupos criando rimas para aquisições de conteúdos os quais jamais esquecerão. No momento em que eles conseguem fazer a rima usando de vocabulários diferenciados, vão constituindo a construção de saberes ricos para vida, sem que se sintam cansados e menor interesse pelos conteúdos. Mario de Andrade reafirma o seguinte:
"Amar a poesia é forma de praticá-la recriando-a. O que eu pediria à escola, se não me faltassem luzes pedagógicas, era considerar a poesia como primeira visão direta das coisas e depois como veículo de informação prática e teórica, preservando em cada aluno o fundo mágico, lúdico, intuitivo e criativo, que se identifica basicamente com a sensibilidade poética." (ANDRADE;1974)
A poesia infantil poderia ser o gênero escolhido para dar início à difícil tarefa de despertar o gosto pela leitura, pois a poesia é, para vários autores, o único gênero capaz de despertar leitores em qualquer fase ou faixa etária de leitura. O vínculo da criança com o texto poético começa cedo. Nesse caso, reportamos as belíssimas palavras de Glória Kirinus que afirma o seguinte:
"A poesia na escola moderna sofre o descaso de parte de pais e professores. São contadas as escolas que reservam um horário especial para poesia na sala de aula. E que contam com professores motivados e preparados para esta re-iniciação. Da mesma forma, os textos escolares, quando apresentam poemas, o fazem com o propósito de verificar a compreensão do aluno, quando não para inculcar valores morais ou patrióticos. a idéia de sentir, com Freinet, a poesia como sendo um canal "para continuar na escuta misteriosa da vida"( KIRINUS;1998)
De essa maneira trabalhar com poesias na sala de aula é um canal muito importante entre o mediador, o aluno, o texto a ser lido e a realidade possibilitando uma compreensão ampla de mundo, de realidade vivida.

Referencias bibliográficas:
ANDRADE, Carlos Drummond de. A educação do ser poético. In: Arte e Educação, 1974);
MOODLE, Mediadores de Leitura na Bibliodiversidade: Curso de Extensão dos pólos da UAB –“BRINCANDO COM AS PALAVRAS” Cruz Alta;
KIRINUS, Gloria. Criança e poesia na pedagogia Freinet.Paulinas,São Paulo: 1998)

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